Tipos de alergias de Interior nas Crianças

Desde brincadeiras em casa, na escola ou em casa dos avós, as alergias de interior das crianças podem aparecer em qualquer lado. Encontre dicas simples e úteis para controlar os sintomas alérgicos dos seus filhos.

Visão Geral

A nossa casa deve ser um espaço divertido e seguro para os mais pequenos brincarem e crescerem. No entanto, para crianças que sofrem com alergias de interior , esta pode ser uma fonte de muito desconforto, se os alérgenos de interior não estiverem controlados. Estes desencadeiam os sintomas alérgicos, como espirros, corrimento nasal e olhos lacrimejantes e com comichão. Alergias de interior nas crianças ocorrem, normalmente, ao longo de todo o ano. No entanto, como as crianças costumam passar mais tempo dentro de casa ou em espaços fechados durante os meses mais frios, as alergias de interior são especialmente problemáticas durante o inverno.

Para saber mais, selecione um tipo de alergia :

ALERGIAS AOS PELOS DE ANIMAIS

ALERGIAS AO PÓ

ALERGIAS AOS FUNGOS

ALERGIAS NAS CRIANÇAS – SINTOMAS

Corrimento Nasal
Corrimento Nasal
Olhos Lacrimejantes e com Comichão
Olhos Lacrimejantes e com Comichão
Espirros
Espirros
Prurido (comichão) Nasal
Prurido (comichão) Nasal
Congestão Nasal
Congestão Nasal
an outline of a cloud

Alergias aos Pelos de Animais

Visão Geral

Se os amigos de quatro patas fazem os seus filhos espirrar, lacrimejar e lhes dão comichão quando estão em contactos com eles, não são os pelos de animal que lhes provocam a reação alérgica. São as proteínas encontradas na caspa do animal (células mortas da pele), saliva ou urina. Estas partículas que desencadeiam a alergia alérgenos – ficam presas nos pelos do seu animal de estimação. Por ser uma zona em que os seus filhos tocam frequentemente, tanto de gatos como de cães, eles ficam expostos a este alérgeno . Simultaneamente, esta caspa dos animais, por ser tão leve é facilmente transportada no ar e deposita-se nas roupas e cabelo. Siga as nossas dicas e afaste as alergias de interior das crianças.

outlined lightbulb with rays of light

SABIA QUE?

A maioria das pessoas pensa nos cães e gatos, quando falamos de alergias ao pelo de animais. No entanto, os alérgenos causadores das alergias aos pelos de animais também podem ser encontrados em hamsters, coelhos, porquinhos da índia e muitos outros.1

Dicas para crianças que sofrem de Alergias aos Pelos de Animais

  • ESTABELEÇA ÁREAS INTERDITAS AO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
    Considere definir áreas da casa onde não deixa entrar o seu animal de estimação, por exemplo o quarto dos seus filhos. Ensine os seus filhos a lavar as mãos, depois de brincar com animais de estimação, sejam gatos ou cães, e proteja-os das alergias de interior .
  • DÊ BANHOS REGULARES AO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
    Se tem um animal de estimação, dê-lhe banhos regulares. Ajuda a reduzir a concentração do alérgeno  no animal.
     
  • ANTES DE ADOTAR UM ANIMAL, PERCEBA SE OS SEUS FILHOS SÃO ALÉRGICOS
    Considere tomar conta de um animal de estimação de um amigo ou familiar durante um fim de semana, antes de adotar. Assim, consegue despistar se os seus filhos têm alergias ao pelo do animal. Os gatos podem causar mais alergias do que os cães, muito devido ao facto de lamberem bastante o pelo (pele), o que espalha o alérgeno pela saliva e pelo corpo. Lembre-se que mesmo os animais que não perdem pelo podem causar alergias!
     
  • TENHA SEMPRE O ANTI-HISTAMÍNICO CONSIGO
    Procure saber quais os animais de estimação a que os seus filhos podem ser alérgicos. Quando vai a casa de um amigo ou familiar, pergunte-lhe de antemão se tem animais de estimação, para se prevenir antes de o visitar. Por exemplo, caso os seus filhos tenham sintomas alérgicos, considere dar-lhes o anti-histamínico indicado pelo pediatra.
an outline of a cloud

Alergias ao Pó

Visão Geral

Um alérgeno comum desencadeador de alergias de interior , tanto em adultos como em crianças, são os ácaros do pó . São encontrados frequentemente nas partículas de pó que se acumulam em casa. São seres microscópicos que vivem nas células mortas da pele, escondidos na roupa da cama, colchões, móveis estofados, cobertores, tapetes, entre outros.

Os ácaros do pó absorvem a água presente na humidade do ar. É por isso que são mais prevalentes nas zonas húmidas da casa e durante os meses de verão. No entanto, se vive numa região onde o clima é quente e húmido, os ácaros podem prevalecer durante todo o ano.

outlined lightbulb with rays of light

SABIA QUE?

Uma casa pode acumular, em média, cerca de 40kg de pó num ano.3

Dicas para crianças que sofrem de Alergias aos Ácaros do Pó

  • HÁBITOS DE LIMPEZA REGULARES
    Peluches e outros brinquedos das crianças podem atrair ácaros do pó e outros alérgenos . Aspire com regularidade os quartos dos seus filhos e toda a casa, se possível, com um aspirador de pó com um filtro HEPA . Guarde as roupas dos seus filhos em gavetas e armários para reduzir a acumulação de pó e evitar as alergias de interior que afetam as crianças.
     
  • LAVE REGULARMENTE AS ROUPAS DE CAMA
    Lave as roupas de cama e cobertores uma vez por semana, em água quente (pelo menos 60°C), para reduzir a acumulação de ácaros. Siga as instruções de lavagem. Aspire os colchões dos seus filhos a cada duas semanas, e use capas antialérgicas nos colchões e almofadas. Outra alternativa é investir em almofadas, colchões e móveis com materiais hipoalergénicos .
     
  • LIMITE O NÚMERO DE PELUCHES NA CAMA DOS SEUS FILHOS
    Fezes de ácaros de pó podem acumular-se, com o tempo, nos pelos/ fibras dos peluches. Para controlar a concentração destes alérgenos microscópicos, lave regularmente em água quente os peluches dos seus filhos. Outra dica útil é limitar o número de peluches na cama dos seus filhos (apenas um ou dois que sejam os seus preferidos), e assim limita a sua exposição a estes alérgenos durante a noite.
     
  • EVITE ALCATIFAS
    Embora as alcatifas sejam macias e aconchegantes no quarto, principalmente quando anda descalço em casa, elas são um local propício à acumulação de muitos alérgenos de interior, como ácaros do pó, pelos de animais  e fungos . Considere substituir a alcatifa por chão em madeira e previna o surgimento de alergias de interior nas crianças.
an outline of a cloud

Alergias aos Fungos

Visão Geral

As alergias aos fungos em crianças são desencadeadas por esporos de fungos microscópicos, que são transportados no ar como pólen , causando sintomas alérgicos. Os fungos que existem em ambientes fechados, largam esporos ao longo do ano e são encontrados em locais húmidos, como caves, casas de banho, zona de lavandaria, sótãos, frigoríficos e parapeitos de janelas. Uma vez que os fungos crescem em locais húmidos, as alergias aos fungos são mais comuns durante os meses de verão, quando o clima está quente e húmido. No entanto, em regiões tipicamente quentes e húmidas, este tipo de alergia pode prevalecer ao longo de todo o ano.

Dicas para crianças que sofrem de Alergias aos Fungos

  • MANTENHA A CASA LIMPA
    Uma forma de prevenir a concentração de alérgenos derivados de fungos dentro de casa passa por lavar regularmente as casas de banho, zonas de lavandaria e caves. Não deixe roupas húmidas na máquina de lavar roupa por longos períodos de tempo. Lave as cortinas, azulejos e junções da banheira ou chuveiro com soluções para eliminar e/ou prevenir o aparecimento de fungos. Use tapetes para a banheira ou chuveiro facilmente laváveis ​​na máquina de lavar roupa. 
  • MANTENHA A HUMIDADE CONTROLADA
    Mantenha a humidade do ar em sua casa abaixo de 50%, de forma a evitar o crescimento de fungos. Se a humidade estiver alta, use desumidificadores para baixar o nível de humidade nas zonas da casa mais propícias e também nos quartos dos seus filhos.
  • DEIXE ENTRAR A LUZ
    Os fungos não gostam da luz do sol. Por isso, mantenha as cortinas ou persianas abertas durante o dia, especialmente nos quartos dos seus filhos.
  • USE ROUPA DE CAMA HIPOALERGÉNICA
    A transpiração pode ajudar na proliferação de bolor nas almofadas, colchões e móveis. Assim, verifique sempre na etiqueta da roupa de cama se o material é hipoalergénico . Siga estas dicas e evite as alergias de interior nas crianças.