6 Dicas para fazer jardinagem se sofre com alergias sazonais

A primavera chegou e é hora de sujar as mãos. Aproveite ao máximo o seu jardim com seis dicas úteis para limitar a exposição aos alérgenosX alérgenos
Substância que o nosso organismo percebe como estranha e prejudicial, desencadeando uma reação alérgica quando em contacto com a mesma.
de exterior e assim reduzir os sintomas alérgicos associados, como corrimento nasal e olhos lacrimejantes e com comichão. Desfrute da jardinagem sem alergiasX alergias
As alergias são uma resposta exacerbada do nosso organismo a substâncias normalmente inofensivas para a maior parte das pessoas
!

Divider

Aproveite o seu Jardim – 6 Dicas Úteis

1. Use o relógio a seu favor

A concentração de pólenesX concentração de pólenes
Mede a quantidade de pólen no ar. As contagens são geralmente feitas para três tipos de pólenes: gramíneas, árvores e ervas daninhas. A contagem é dada em grãos por metro cúbico de ar e é traduzida para um nível correspondente: ausente, baixo, moderado, alto ou muito alto.
no ambiente varia ao longo do dia. Tente jardinar ou aproveitar o seu jardim nas horas em que a concentração estiver baixa. É importante verificar o boletim policlínico da zona onde vive, para que possa planear a sua jardinagem quando a concentração de pólenes é mais baixa.

2. Vestido a rigor para a jardinagem

De forma a minimizar o contacto com os pólenesX pólenes
Grãos muito pequenos e invisíveis a olho nu, tipicamente amarelos, essenciais para que as plantas se reproduzam, e que normalmente são transportados pelo ar.
durante a jardinagem, use uma máscara (de pintor ou outra que filtre o ar), um chapéu, óculos grandes, luvas e mangas compridas. Não se esqueça de tirar as roupas que usar para fazer jardinagem, ao entrar em casa. Assim, mantém os pólenes longe de casa e pode desfrutar da jardinagem sem alergiasX alergias
As alergias são uma resposta exacerbada do nosso organismo a substâncias normalmente inofensivas para a maior parte das pessoas
.

3. Escolha bem as árvores para o jardim

Gostava de ter uma sombra no seu jardim para ler um livro, mas não quer que essa seja um foco de alergias? Pode plantar uma árvore, mas evite as de folha caduca, porque estas agravam as alergias. Alguns exemplos deste tipo de árvores são bétula, carvalho, olmo, bordo, freixo e amieiro. Em substituição, pode plantar árvores com menor probabilidade de causarem alergias, como murta, abeto ou sequóia. 

4. Escolha as plantas certas para o seu jardim

Evite plantar no seu jardim Girassóis, Margaridas e Crisântemos, porque a ambrósia, uma das principais causas dos sintomas alérgicos associados aos pólenes de flores, tem afinidade para estas plantas. Uma boa alternativa é plantar flores e/ou plantas que produzam poucos pólenes, como narcisos, lírios, amores-perfeitos, petúnias, rosas, tulipas e zínia. Se não tem a certeza que tipo de plantas deve colocar no jardim, peça informações no centro de jardinagem onde as comprar.

5. Jardim com ou sem relva? Opte por certo tipos de relva

Alguns tipos de gramíneas libertam mais pólenes, como as gramíneas Phleum pratense, Sorghum halepense, Cynodon dactylon, Dactylis glomerata, Lolium perenne, Poa pratensis e Anthoxanthum odoratum. Evite este tipo de plantas no seu jardim para minimizar os sintomas de conjuntiviteX conjuntivite
Inflamação da conjuntiva – tecido que reveste o interior da pálpebra. Quando a causa é uma infeção bacteriana designa-se conjuntivite bacteriana. Por outro lado, se a causa é alérgica designa-se conjuntivite alérgica. 
, riniteX rinite
Inflamação da membrana mucosa nasal. 
e urticáriaX urticária
A urticária manifesta-se por lesões avermelhadas, acompanhadas de comichão, inchaço e vermelhidão, com origem repentina em qualquer parte do corpo incluindo rosto, lábios, língua, garganta ou orelhas. Pode ser o resultado de uma reação adversa do organismo a alguns alérgenos. 
enquanto faz jardinagem. Uma boa alternativa a estas plantas é, por exemplo, a capim-buffel do género feminino, uma vez que não floresce e, por isso, produz poucos ou nenhuns pólenes. 

6. Tome banho depois da jardinagem

Após a jardinagem, tome um banho para remover os pólenes e esporos de fungosX fungos
Fungos parasitas, microscópicos (como Alternaria) que são transportados no ar, assim como o pólen. Os esporos dos fungos são alérgenos comuns, que se encontram principalmente em áreas húmidas, como caves ou banheiras/ polibãs, mas também ao ar livre, como na relva, folhas de plantas e árvores, feno…
que possam ter ficado à superfície da sua pele e cabelo. Se estiver com pressa, lave pelo menos bem as mãos e o rosto e troque de roupa. 

Produtos de Claritine®

Embalagem Claritine® 10mg comprimidos 

Claritine® 10mg comprimidos

1 comprimido Claritine® 10mg comprimidos alivia os sintomas de rinite alérgica durante 24 horas, sem provocar sonolência*.