CAUSAS DAS ALERGIAS
Causas das alergias, urticária e rinite alérgica, para que possa aprender a reduzir a exposição aos alergénios mais comuns, aliviando os seus sintomas
Quer esteja a passear por um campo repleto de abóboras “assombradas”, a colher maçãs do pomar dos seus pais ou avós ou apenas a jogar futebol com amigos no campo da bola no meio do jardim, as alergias podem aparecer como fantasmas que lhe pregam um susto! As dicas abaixo podem ajudá-lo a reduzir a exposição aos alérgenos de exterior para que aproveite ao máximo o melhor desta estação do ano, ao ar livre e sem alergias.
A concentração de pólen é normalmente mais alta nos dias secos, quentes e com vento. Por isso, a primeira dica é: evite ao máximo atividades ao ar livre nestes dias. Lembre-se de consultar o Boletim Policlínico local para monitorizar os níveis de pólenes no ar, ao longo dos dias, e escolher aquele para fazer atividades ao ar livre, no qual a concentração é mais baixa.
Esta é a estação para se vestir a rigor. Experimente um visual icónico digno do glamour de Hollywood, usando uns óculos grandes e um chapéu de abas largas. Assim, para além de arrasar no look, arrasa também com as alergias, porque reduz a exposição dos alérgenos (pólenes e fungos ) aos seus olhos e cabelo, quando está ao ar livre. Desfrute desta estação do ano sem sofrer com as alergias de outono.
Os sapatos, roupas e cabelo são lugares propícios à acumulação de pólenes e fungos. Para limitar a quantidade de alérgenos que entram em sua casa, tire os sapatos e roupas e tome um duche rápido, assim que chega a casa. Se estiver com pouco tempo para duches, deve pelo menos lavar muito bem as mãos e o rosto.
Uma das melhores paisagens de outono é observar as folhas mudarem de cor para um arco-íris de cores quentes e gloriosas. Mas quando estas começam a cair no chão, fazendo as bonitas pilhas de folhas coloridas, criam o ambiente perfeito para o crescimento de fungos e acumulação de pólenes . Varrer as folhas do chão pode ser uma tarefa penosa, porque estimula a libertação destes alérgenos no ar e, consequentemente, desencadeia os ataques alérgicos. Para reduzir a exposição a estes alérgenos e evitar as alergias de outono, consulte as dicas úteis que partilhamos abaixo.
As folhas molhadas e em decomposição podem abrigar fungos e pólenes. Assim, varra as pilhas de folhas húmidas do seu quintal e/ou jardim, assim que elas se começam a acumular.
Se possível, quem sofre de alergias aos pólenes e fungos deve evitar tarefas ao ar livre, como varrer folhas do quintal ou cortar a relva do jardim. Considere contratar alguém para o ajudar ou atribua essa tarefa a algum familiar que não sofra de alergias.
Se tiver mesmo de fazer as tarefas de jardinagem, assegure-se que usa uma máscara para reduzir a exposição aos pólenes e fungos ao varrer as folhas do quintal, jardinar ou cortar a relva. Pode encontrar máscaras certificadas numa farmácia, parafarmácia ou outras superfícies comerciais.
Desde o seu disfarce de Halloween favorito até à decoração do centro de mesa com folhas e plantas de outono, as decorações e outros adereços guardados por meses no armário ou em arrecadações podem ser o local perfeito de acumulação de ácaros do pó e fungos . Siga as dicas simples e práticas que deixamos abaixo e aproveite ao máximo o outono sem alergias .
Não entre na festa exclusiva de Halloween a arrasar de tantos espirros que dá. Prepare atempadamente o seu disfarce, lavando bem as roupas assustadoras que estão fechadas na arrecadação há um ano. Deve lavá-las com água quente (acima do 60ºC) e secá-las na máquina de secar roupa. Assim, garante que todos os ácaros e fungos que possam existir são eliminados, não lhe estragando a festa. Lembre-se sempre de verificar primeiro o rótulo com as instruções de limpeza da roupa, para não danificar o seu outfit preferido. Desfrute do Halloween sem a companhia das alergias de outono!
Disfarces e decorações são frequentemente guardados em caixas de cartão, na arrecadação, no sótão ou na garagem de sua casa. Erro fatal para quem sofre de alergias! Estes ambientes são normalmente húmidos e escuros, e o cartão retém facilmente a humidade, tornando-se por isso o local ideal para o crescimento de fungos (bolor) e acumulação de ácaros do pó . Assim, uma boa dica é armazenar roupas e decorações, que não está a utilizar, em caixas de plástico impermeáveis, no armário ou noutra zona da casa que seja seca. Caso a sua casa tenha mais humidade durante o inverno é importante usar um desumidificador, para manter o nível de humidade abaixo de 50% e evitar o crescimento de fungos.